Geotermia e Piso Radiante Água


Captação Geotérmica: Um sistema de Climatização ou aquecimento de Aguas por bomba de calor geotérmica é composto por um sistema de captação de Energia no exterior da casa, um circuito térmico dentro de casa (pavimento radiante, radiadores ou ventilo-convectores).

A Geotermia por Bomba de Calor, é um sistema que transforma a energia não utilizada e inesgotável, existente no meio ambiente, solo ou água (66 a 80% Gratuita), em calor utilizável. Os rendimentos são elevados durante todo o ano uma vez que não sofre influências da variação da temperatura exterior, promovendo dessa forma a poupança energética.

Em função do tipo de terreno para a captação, existem três sistemas:

- Captação Vertical;

- Captação Horizontal;

- Captação em Lençol freático;

Piso Radiante a Água: A Climatização Invisível ou vulgarmente designada de Piso Radiante a água, é um sistema que consiste numa série de circuitos de tubagens integradas no chão ou no tecto, através das quais circula água à temperatura necessária para proporcionar calor ou frio, de acordo com a época do ano. A água é impulsionada a uma temperatura temperada a rondar os 40ºC no inverno e os 16ºC no verão, criando um ambiente confortável sem movimento de ar.

Principais Vantagens:

- Máximo conforto, com temperatura ideal tanto no inverno como no verão

- Economia de cerca de 30% no consumo energético relativamente aos sistemas tradicionais de climatização

- Sistema higiénico e saudável: não seca o ar nem gera correntes de ar, pó ou ácaros

- Soluções à medida para habitações, escritórios, hoteis, centros comerciais, indústria, etc.

- Maior superfície útil, já que não requer nenhum elemento emissor de calor ou frio

- Excelente rendimento e poupança na factura energética.